Resgate Brasil
Olá.

Resgate Brasil é uma pagina em idioma português, dedicada ao mundo das emergências pré-hospitalarias e seus membros formam uma comunidade virtual de emergências e resgates.
Resgate Brasil esta dedicado a profissionais, estudantes e voluntários da emergência e resgate.

Seja Bem vind@.

Atenciosamente, Resgate Brasil.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Resgate Brasil
Olá.

Resgate Brasil é uma pagina em idioma português, dedicada ao mundo das emergências pré-hospitalarias e seus membros formam uma comunidade virtual de emergências e resgates.
Resgate Brasil esta dedicado a profissionais, estudantes e voluntários da emergência e resgate.

Seja Bem vind@.

Atenciosamente, Resgate Brasil.
Resgate Brasil
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Como Você Agiria em Acidente Frontal de Motos?

3 participantes

Ir para baixo

Como Você Agiria em Acidente Frontal de Motos? Empty Como Você Agiria em Acidente Frontal de Motos?

Mensagem  joao.tavares Ter maio 08, 2012 1:28 pm

Prezados.

Para começar os debates deixo aqui algo que presenciei e coloco as perguntas abaixo.

"Há uma semana, passando pela rua não estando de serviço, presenciei um acidente frontal entre duas motos.
A vitima que causou o acidente era um homem de 40 e poucos anos, com estado etilico em nivel alto, vinha em uma velocidade aproximada de 70 km/horas.

A vitima que sofreu a investida, era mulher de 22 anos, que ia sentido inverso ao do senhor. acabava de sair do trabalho (enfermeira). Velocidade aproximada de 40 km/horas.

No momento da batida a moça foi lançada uns 6 metros. caindo e batendo a cabeça. quando vi o que passou, corri ao encontro da vitima que se encontrava mais perto de mim, que era o senhor. comprovei o sinais vitais e verificado que suas constantes eram normais, corri até a garota, verifiquei sinais vitais normais também.

Então pedi que minha mulher (que é enfermeira também), a mantivesse estável no local, não retirasse o capacete sem ajuda de outro profissional e não a deixasse movimentar-se, para não agravar possiveis danos cervical.

Voltei ao senhor e mantive seu controle cervical, até a chegada da VTR Bravo I.

Quando chegou os companheiros da Bravo I, veio até onde estava eu com a vitima e fizemos o procedimento para retirada de capacete entre dois socorrista. colocamos em prancha e fixamos com aranha.

Mas a companheira da Bravo I, enfermeira, que foi até onde estava minha esposa, perguntou a vitima se sentia dores, e como a mesma alegou não sentir dores, "a companheira retirou seu capacete e PEDIU QUE MOVESSE A CABEÇA DE UM LADO A OUTRO."

---- Aqui deixo minhas perguntas:

Acham certo o procedimento da companheira, sem ser médica, valorar um possivel dano cervical apenas ao perguntar se a vitima sentia dores?

Como agiriam vocês nesse procedimento?

Creem que uma vitima, mesmo que alega não sentir dores, se não conhecemos a causa de sua queda, devemos tratar-la como possivel trauma?

Creem que o protocolo está correto para este tipo de atendimento?

Aguardo vossas respostas.
joao.tavares
joao.tavares
Admin

Mensagens : 81
Data de inscrição : 21/04/2012
Idade : 37
Localização : Cuiabá

http://www.resgate.forumbrasil.net

Ir para o topo Ir para baixo

Como Você Agiria em Acidente Frontal de Motos? Empty minha opinião

Mensagem  Hedler Ter maio 08, 2012 10:06 pm

Até onde eu estudei e em todos os cursos de socorrista que fiz,sempre me disseram que nós socorristas não temos raio X dentro de nossas cabeças pra poder dizer este tem fratura este não tem fratura.
Nós socorristas não somos médicos pra dar diagnósticos mais podemos e temos o dever de não agravar mais o estado de uma vítima.sempre devemos errar pra mais no caso o colar cervical é muito importante
esta é minha opinião aguardo a opinião dos demais colegas.



Última edição por Hedler em Sáb Jun 02, 2012 4:08 pm, editado 1 vez(es)
Hedler
Hedler

Mensagens : 19
Data de inscrição : 02/05/2012
Idade : 45
Localização : blumenau sc

Ir para o topo Ir para baixo

Como Você Agiria em Acidente Frontal de Motos? Empty RE: Acidente de Moto

Mensagem  sobrevida Sáb maio 12, 2012 7:57 pm

Prezados,

boa noite.
Peço licença para opinar.

O estudo da cena do trauma relatado é bem complexa pela cinemática ocorrida das energias dispensadas no incidente.

Se uma biomecânica de lesão ocorreu ou não em ambos, só poderá ser afirmado com exames clínicos e ou radio imagens.

Porém algo é decididamente real: uma cinemática de energias e sinergias foram dispensadas e passaram por esses corpos,

se há lesão ou não é outro fator.

A prevenção é o melhor tratamento para o trauma e evitar lesões adicionais, já que essas vítimas
ficaram expostas a estas energias porque não usar os procedimentos de cautela de retirada de capacete e imobilização ?

Acho que no trauma toda lesão precisa ser tratada com prognóstico do "e se for lesão", acho que mais vale lotar os prontos socorros do que os velórios.
Agradeço a atenção, são apenas sugestões, caso possam me ajudar caso esteja equivocado, agradeço.

sobrevida

Mensagens : 2
Data de inscrição : 26/04/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Como Você Agiria em Acidente Frontal de Motos? Empty Re: Como Você Agiria em Acidente Frontal de Motos?

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos