Resgate Brasil
Olá.

Resgate Brasil é uma pagina em idioma português, dedicada ao mundo das emergências pré-hospitalarias e seus membros formam uma comunidade virtual de emergências e resgates.
Resgate Brasil esta dedicado a profissionais, estudantes e voluntários da emergência e resgate.

Seja Bem vind@.

Atenciosamente, Resgate Brasil.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Resgate Brasil
Olá.

Resgate Brasil é uma pagina em idioma português, dedicada ao mundo das emergências pré-hospitalarias e seus membros formam uma comunidade virtual de emergências e resgates.
Resgate Brasil esta dedicado a profissionais, estudantes e voluntários da emergência e resgate.

Seja Bem vind@.

Atenciosamente, Resgate Brasil.
Resgate Brasil
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Bombeiros Orientam em Casos de Enchentes

Ir para baixo

Bombeiros Orientam em Casos de Enchentes Empty Bombeiros Orientam em Casos de Enchentes

Mensagem  joao.tavares Sáb maio 05, 2012 12:48 pm

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

As inundações provocadas por extravasamento de rios e córregos são um dos perigos mais comuns no Brasil nos meses de muita chuva, segundo o Corpo de Bombeiros. Algumas inundações desenvolvem-se lentamente, enquanto outras acontecem em poucos minutos, por isso é bom ficar atento.

“As cheias repentinas geralmente começam com uma onda e podem transportar lama, lixo, carros e até pedras, podendo varrer a maioria das coisas no seu caminho”, alerta o Capitão da PM Herbert Meyerhof, Chefe da Seção de Operações e Instrução do Comando de Bombeiros Metropolitano, em São Paulo. O oficial recomenda que todas as pessoas estejam cientes dos riscos das inundações e de como proceder nesses casos.

Previna-se

Nunca construa em áreas sujeitas a enchentes. Pergunte aos vizinhos antigos, veja marcas nas paredes, verifique a proximidade com rios e córregos antes de comprar um imóvel para morar ou construir. Caso não tenha como deixar de morar em local de enchente, construa a casa acima do maior nível já registrado de enchentes e inundações e reforce as fundações. Novamente verifique marcas em paredes, pergunte a vizinhos e consulte órgãos públicos.

Caso não seja possível reforçar as fundações, eleve o máximo possível durante a construção os locais para colocar o forno e o fogão elétricos, o painel elétrico e aquecedores, uma vez que, quando há inundações, eles podem entrar em curto e eletrificar a água.

Converse com as lideranças de sua comunidade para que se verifique junto aos órgãos públicos se existem projetos para construção de barragens, açudes ou piscinões que impeçam inundações em seu bairro.
Verifique, da mesma forma, se a manutenção e a limpeza dos sistemas de drenagem existentes (córregos, piscinões, tubulações, bueiros etc) foram feitas no período de seca.

Durante uma enchente

Se você vive ou trafega em áreas passíveis de inundação, esteja atento(a) às notícias de rádio, TV ou internet para obter informações antecipadas sobre o problema. Se você foi informado(a) de que vai haver chuva em sua região, tome as providências para se manter seguro.

As enchentes podem acontecer de forma rápida, por isso, ao menor sinal de inundação, procure sair imediatamente para ruas ou andares mais altos. Não espere instruções específicas para se mover, pois o tempo corre contra você.
Esteja ciente dos locais próximos que podem inundar, como córregos, rios, canais, ruas muito inclinadas, fundos de vales etc. Se você souber onde está o perigo, será mais fácil evitá-lo.

Se você estiver em casa

Se houver tempo, leve itens essenciais (água potável, alimentos prontos e roupas secas) para um andar superior, ou um local onde a água não deve chegar. Lembre-se que é mais importante você estar a salvo do que preservar seus pertences.

Desligue a energia elétrica na caixa de força de sua casa: a água pode conduzir eletricidade e provocar choques elétricos em pessoas e animais. Você não deve tocar em equipamentos elétricos se tiver descalço ou com os pés molhados.

Feche os registros de água, para preservar a tubulação das águas geralmente sujas das inundações.
Não ande pela água: apenas dez centímetros de profundidade, em uma enxurrada, podem fazer você cair e ser carregado pela correnteza.

Se for imprescindível andar na água, caminhe por onde há menos movimento e use uma vara, um cabo de vassoura, um rodo invertido ou qualquer outra haste rígida para verificar de o solo a sua frente é firme e raso.

Se você estiver dirigindo

Não dirija em áreas inundadas: vá sempre para um lugar seco. Se a água começar a tomar a rua e for possível abandonar o carro com segurança, abandone-o e siga para lugares altos e secos, conforme recomendações acima. Permanecendo no veículo, você e ele podem ser levados rapidamente por uma enxurrada.

Dez centímetros de profundidade são suficientes para a água chegar ao assoalho do seu carro, causando perda de controle, se o carro estiver em movimento, e podendo danificar seu veículo, fazendo-o "morrer". Na dúvida, não arrisque.

Cerca de 50 centímetros de profundidade de água (altura dos nossos joelhos) são suficientes para fazer um carro flutuar.

Um metro de profundidade de água (altura de nossos umbigos) é o suficiente para levar a maioria dos veículos, inclusive caminhonetes e utilitários esportivos.

Fontes: Capitão da PM Herbert Meyerhof, Chefe da Seção de Operações e Instrução do Comando de Bombeiros Metropolitano, em São Paulo, Agência norte-americana de gerenciamento de emergências (Federal Emergency Management Agency – Fema) e Isabella Ballalai, vice-presidente da Associação Brasileira de Imunizações (Sbim)
joao.tavares
joao.tavares
Admin

Mensagens : 81
Data de inscrição : 21/04/2012
Idade : 37
Localização : Cuiabá

http://www.resgate.forumbrasil.net

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos